Leitura para 2018 


Neste ano de 2018 do calendário gregoriano e do ano 10059 do calendário Iyorugba; Nanã Igbayn, Ogbaluaye e todos os Orixás  diretamente ligados a ÀKÈRÈGBÈ (Cabaça “Igbá”) reinarão o Orossi.


A cabaça cortada em forma de vasilha com tampa é conhecida como Ìgbádù, a cabaça da existência e contém os símbolos dos quatro principais Odù : Éjì, Ogbè, Òyekú Méjì, Ìwòri Méjì e Òdí Méjì.


ÒWÓRIN MEJI sempre revela inúmeras doenças localizadas no abdome, aparelho digestivo e respiratório,  onde o signo estabelece o seu reduto.

É portanto, o assistente direto de “IKÚ” a morte durante a noite, e de

“GBÊ” a vida, durante o dia.


Cuidado com ingratidão, vingança oculta, dificuldade de ter o que se deseja, a satisfação  será possivel por meio de muito esforço. 

ÔWarin Meji é o odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com onze conchas abertas pela natureza e cinco fechadas. Nesta caída responde Oya, Exu, Egun, Iku. Deve-se pedir cuidado com objetos cortantes e queimadura, recomendar que a bebida alcoólica e outros tipos de drigas podem trazer grandes prejuízos, e não esperar nada de “mão beijada”, pois seu sucesso virá através do seu próprio esforço.


Podemos observar que estes Orixás acima citados também trazem grandes fundamentos com ÀKÈRÈGBÈ (CABAÇA), assim sendo,  um deles podem ser escolhidos com a necessidade de proteção de cada Terreiro para reger o Ano de 2018.

No Candomblé a cabaça é igba, que representa o universo, o masculino e o feminino; o símbolo da união de Obatalá e Oduduwá, o Céu e a Terra…

Dentro do culto africano, Èsú é tanto portador do sêmen como do útero ancestral, além de ser condutor do princípio da vida individualizada. 

As sementes da cabaça pontiaguda possuem propriedades que podem modificar a vida de qualquer adepto no que diz respeito à 

abertura de caminhos. Já os banhos feitos com as sementes da cabaça arredondada funcionam como fonte energia vital e para engravidar.

Certo é que a cabaça possui vários usos, são excelentes recipientes para conservação dos pós e ervas, pois asseguram que a energia não se dissipe. Cortadas horizontalmente são as cuias apropriadas para o uso nos banhos e iniciação, inteiras tem o  mistérios de vida e morte, nos ritos de plantar o AXÉ em um Terreiro e ritos de IKU, EGUNGUN E AXEXE.


A recomendação para este ano de 2018 é  oferecer duas cabaças, sendo uma grande e outra pequena ao seu Terreiro! Não importa se você é filho, consulente, assistente, simpatizante… O Sacerdote saberá retribuir com equilíbrio e longevidade para sua existência.  

Muito Axé Hoje e Sempre. 

Babá Lokanfu Toluaye.

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s